Objetivos
O curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento, abordará criticamente a reflexão sobre os processos de alfabetização e letramento, definir alfabetização e letramento, suas diferenciações e complementaridades, trabalhar a questão da importância de se alfabetizar letrando e letrar alfabetizando. Abordar as diversas metodologias para a facilitação e aquisição prazerosa da leitura e da escrita por parte dos docentes.
O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais acerca da aquisição da leitura e da escrita. Capacitar os profissionais para aplicarem na sala de aula a didática e as metodologias que favoreçam uma alfabetização/letramento prazerosos.
Objetivo Geral
Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita.
Objetivos Específicos
a) Refletir criticamente sobre a educação no contexto sociocultural brasileiro visando práticas de leitura e da escrita dentro dos diversos contextos sociais.
b) Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos buscando favorecer situações contextualizadas para as práticas de leitura e escrita.
Público Alvo
O curso é dirigido a pedagogos, coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino, professores das redes oficiais de ensino público e privado que queiram ampliar sua formação tendo como foco os processos de alfabetização. Também voltado aos demais profissionais da educação.
Carga Horária
| 
 N°  | 
 Disciplinas  | 
 Ch  | 
| 
 01  | 
 Ética Geral E Profissional  | 
 40 h  | 
| 
 02  | 
 Metodologia Científica  | 
 40 h  | 
| 
 03  | 
 Direitos Humanos  | 
 40 h  | 
| 
 04  | 
 Língua Brasileira de Sinais – Libras  | 
 40 h  | 
| 
 05  | 
 Docência do Ensino Superior  | 
 40 h  | 
| 
 06  | 
 Inovações Tecnológicas  | 
 40 h  | 
| 
 07  | 
 Psicologia da Personalidade Infantil  | 
 70 h  | 
| 
 08  | 
 Psicologia da Aprendizagem  | 
 70 h  | 
| 
 09  | 
 Alfabetização e Letramento: Conteúdos e Métodos  | 
 70 h  | 
| 
 10  | 
 Dificuldade na Aprendizagem e Letramento  | 
 70 h  | 
| 
 11  | 
 Psicogênese da escrita  | 
 80 h  | 
| 
 12  | 
 Literatura Infantil  | 
 80 h  | 
| 
 13  | 
 Literatura Infantil na Alfabetização e Letramento  | 
 80 h  | 
| 
 14  | 
 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC  | 
 40 h  | 
| 
 Carga Horária Total  | 
 700 h  |