Objetivos
O curso de Pós-graduação em Ludicidade e Psicopedagogia Clínica e Institucional, tem como objetivo, analisar a importância da atuação da inserção do lúdico no atendimento psicopedagógico, pois a linguagem dos jogos e brincadeiras é a primeira a se constituir sendo de extrema importância para a criança na infância e anos iniciais da sua educação básica. Através dos jogos e brincadeiras a criança se expressa, aprende, manifesta seus sentimentos, se desenvolve, socializa e se prepara de forma prazerosa para a inserção no mundo adulto. Assim, a brincadeira é tão importante para a criança como o trabalho para o adulto.
O aprofundamento de estudos acerca da ludicidade nos atendimentos psicopedagógicos se revela cada vez mais necessário e pertinente tendo em vista sua importância e eficiência tanto para o diagnóstico, quanto para a prevenção e intervenção no sentido de ajudar as crianças a vencerem suas limitações, traumas e demais manifestações que atrapalham o seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo saudável.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Ludicidade e Psicopedagogia Clínica e Institucional, destina-se a Pedagogos e psicólogos.
Carga Horária
| 
 N°  | 
 Disciplinas  | 
 Ch  | 
| 
 01  | 
 Ética Geral E Profissional  | 
 40 h  | 
| 
 02  | 
 Metodologia Científica  | 
 40 h  | 
| 
 03  | 
 Direitos Humanos  | 
 40 h  | 
| 
 04  | 
 Língua Brasileira De Sinais - Libras  | 
 40 h  | 
| 
 05  | 
 Docência Do Ensino Superior  | 
 40 h  | 
| 
 06  | 
 Inovações Tecnológicas  | 
 40 h  | 
| 
 07  | 
 Brinquedoteca  | 
 40 h  | 
| 
 08  | 
 Desenvolvimento psicomotor e desenvolvimento humano  | 
 40 h  | 
| 
 09  | 
 Processo diagnóstico em Psicopedagogia  | 
 40 h  | 
| 
 10 11 12 13 
 
 
  | 
 Psicologia do desenvolvimento da aprendizagem Psicomotricidade e Ludicidade Fundamentos da Psicopedagogia Trabalho De Conclusão De Curso – TCC Carga Horária Total 
 
  | 
 40 h 40 h 40 h 20 h 500 h 
 
  |